O MDB do Ceará confirmou que apoiará o projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas nas eleições de 2026. A sigla está em processo de construção de uma federação com o Republicanos e almeja uma das vagas ao Senado Federal.
Atualmente, o nome mais cotado para disputar a vaga é o do presidente estadual do partido, o deputado federal Eunício Oliveira. No entanto, aliados da vice-governadora Jade Romero (MDB) também mencionam seu nome como possível candidata ao Senado. Segundo o deputado estadual Danniel Oliveira, a definição será feita em diálogo interno e com os partidos aliados.
Danniel afirmou que Jade tem potencial para disputar diversos cargos — deputada federal, vice-governadora ou até o Senado — mas reforçou que, caso o MDB tenha direito a apenas uma vaga, será necessário fazer uma escolha estratégica.
Sobre a federação com o Republicanos, Danniel destacou que ela poderá ampliar o número de eleitos tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa, com projeção de até sete deputados estaduais. “Estamos montando duas chapas fortes e podemos eleger de 3 a 4 federais com a federação”, disse.
Ele também ressaltou a harmonia na construção da federação com o presidente do Republicanos, Chiquinho Feitosa, e destacou que não há divisão ideológica entre os partidos, o que torna a união atraente para 2026.
Ainda segundo Danniel, o MDB continuará investindo em encontros regionais e nomes fortes no interior do estado. “Na majoritária, é natural que queiramos candidatura ao Senado. Com um nome como o de Eunício, que já presidiu o Congresso, fortalecemos o partido”, afirmou.
Apesar disso, ele também reconheceu o destaque de Jade Romero: “Ela tem tamanho para qualquer cargo. Se houver duas vagas, não há debate. Mas, se for apenas uma, vamos avaliar. A decisão será partidária e estratégica”, concluiu.
Fonte: Redação