A implantação do curso de Medicina no Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas está mais próxima de se tornar realidade. A instituição garantiu um investimento superior a R$ 24 milhões do Governo Federal para construir o bloco didático que irá abrigar o novo curso, um antigo desejo da população do Vale do Jaguaribe. O recurso foi viabilizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fora do orçamento regular da universidade, e permitirá o início das obras ainda neste ano.
A formalização do repasse ocorreu por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), já autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto está sendo inserido no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), o que possibilitará a abertura do processo licitatório. A expectativa da UFC é que a licitação seja concluída até o fim de junho, com as obras iniciando no segundo semestre de 2025. A previsão de conclusão é para o ano de 2027.
O novo bloco contará com dois pavimentos e estrutura moderna, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e setores administrativos. Segundo o superintendente de Infraestrutura da UFC, Renato Guerreiro, o planejamento já está em fase avançada de tramitação. “A licitação está prestes a ser agendada. Queremos iniciar a construção o quanto antes”, afirmou.
Para o reitor da UFC, Custódio Almeida, a chegada do curso de Medicina em Russas representa uma mudança estratégica no perfil do campus. “Estamos expandindo de um centro tecnológico para um polo da área de saúde. Isso traz novas perspectivas para a região e aumenta a atratividade do campus para estudantes de todo o país, graças à qualidade da UFC e à alta empregabilidade da formação médica”, destacou.
Além de contribuir para a formação de profissionais qualificados, a expectativa é que o curso atue como catalisador para a criação de outras graduações da área da saúde, como Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A articulação com a rede pública de saúde também será fortalecida, tendo o Hospital Regional Vale do Jaguaribe como campo de prática para os estudantes.
O diretor do Campus de Russas, Cândido Lobo, destacou o impacto regional do projeto. “Essa é uma vitória histórica. Há muito tempo a população do Vale clama por esse curso. Agora, com o investimento garantido, quase meio milhão de pessoas de diversos municípios poderão ser beneficiadas direta ou indiretamente com mais profissionais da saúde qualificados na região”, afirmou.
A seleção dos estudantes deverá ocorrer por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com previsão de duas entradas anuais. O curso contará com cerca de 80 professores e 30 servidores técnicos, ampliando o corpo funcional do campus e movimentando a economia local.
O novo curso de Medicina, além de suprir uma demanda histórica, promete transformar o cenário educacional e assistencial do Vale do Jaguaribe, consolidando Russas como um novo polo universitário e de saúde no interior do Ceará.
Fonte: UFC/Redação