O ator Wagner Moura, 49, ficou de fora da lista de pré-indicados ao Bafta (British Academy Film Awards), também conhecido como o “Oscar britânico”. A relação foi divulgada nesta sexta-feira (9) pela Academia Britânica de Cinema.
O protagonista de “O Agente Secreto” foi preterido por nome como Cillian Murphy (“Steve”) e Russell Crowe (“Nuremberg”), que tem sido esnobados pelas principais premiações da temporada. O brasileiro, por sua vez, já soma mais de 20 prêmios com o longa de Kleber Mendonça Filho, incluindo o Festival de Cannes, e foi indicado ao Globo de Ouro e o Critics Choice Awards.
Por outro lado, o Brasil conquistou quatro pré-indicações: duas por “O Agente Secreto”, uma por “Apocalipse nos Trópicos” e uma por “Sonhos de Trem”.
O longa de Kleber Mendonça Filho aparece pré-listado nas categorias de Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Roteiro Original; o documentário de Petra Costa, por sua vez, foi lembrado em Melhor Documentário; o brasileiro Adolpho Veloso também foi lembrado na categoria de Melhor Fotografia, por “Sonhos de Trem”.
Em cada categoria são listados 10 concorrentes, que serão reduzidos a cinco concorrentes na lista final a ser revelada no dia 27 de janeiro. Já a cerimônia está marcada para 22 de fevereiro em Londres, no Reino Unido.
Confira aqui a lista completa dos pré-indicados ao Bafta 2026.
Veja também: Quais são as três indicações do filme “O Agente Secreto” ao Globo de Ouro
Fonte: CNN Brasil