A atriz Geane Albuquerque, que interpreta a personagem Elisângela em “O Agente Secreto”, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira (22) para celebrar as quatro indicações do longa ao Oscar 2026.

Visivelmente emocionada, a artista compartilhou sua alegria pelo reconhecimento internacional do longa dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Natural de Fortaleza, capital do Ceará, Geane destacou a importância histórica da indicação na categoria de Melhor Elenco, uma premiação recém-criada pela Academia.

“Essa indicação do elenco, é a primeira vez que a Academia coloca… É muito especial para a gente estar nessas indicações hoje”, afirmou a atriz, que também mencionou o impacto cultural da presença nordestina no cinema internacional.

No filme, a artista interpreta Elisângela, funcionária de uma repartição pública que trabalha com o personagem de Wagner Moura.

Uma de suas cenas mais marcantes envolve a entrega de um bilhete onde está escrito: “O novato é casado e/ou aprecia a companhia de mulheres”. A atriz revelou que essa cena nasceu de um improviso durante as filmagens, demonstrando um pouco do processo criativo conduzido por Kleber Mendonça Filho.

Preparação e trabalho com Wagner Moura

Ao falar sobre a experiência de contracenar com Wagner Moura, também indicado ao Oscar de Melhor Ator, Geane foi enfática ao elogiar a generosidade e inteligência cênica do colega.

“Wagner tem uma inteligência cênica construída há tantos anos que é quase sobrenatural. A generosidade dele, a capacidade dele de entender que ele não está só e que ele precisa ir junto com aqueles que contracenam”, destacou.

A atriz também falou sobre o processo de preparação para o papel, mencionando o trabalho com o preparador de elenco Léo Laca e os poucos ensaios que teve antes das filmagens.

“Comigo, por exemplo, a gente teve poucos ensaios especificamente. Tive dois encontros com eles, Kleber sempre presente em tudo, em todas as discussões”, explicou Geane.

O sucesso do filme tem repercutido também no Carnaval brasileiro. Fãs estão preparando fantasias inspiradas nos personagens, incluindo a da Elisângela com seu famoso bilhete.

“Eu estou muito feliz com o carinho do pessoal. Tem camisa sendo confeccionada, tem bloquinho sendo organizado para estar no Carnaval vivendo e apoiando essa corrida ainda do Oscar”, comemorou a atriz.

A atriz também refletiu sobre a importância de ver o Nordeste brasileiro representado em um filme com reconhecimento internacional.

“Esse Brasil nordestino, esse lugar que a gente ocupa sendo festejado, celebrando e conquistando tantos prêmios hoje, internacionalmente, nossa, realmente é gratificante, é uma força política maravilhosa que a gente está vivendo agora”, concluiu.



Fonte: CNN Brasil