O II Fórum do Autismo de Limoeiro do Norte foi realizado na manhã desta terça-feira, 29 de abril, no auditório do CVT-Limoeiro, reunindo autoridades, profissionais da saúde, educação e assistência social, além de famílias e representantes da sociedade civil.

O evento contou com a presença da prefeita municipal, Dilmara Amaral; dos secretários Dilmar Amaral (Assistência Social) e Emanuelle Sara (Saúde); do professor Washington Lopes, representando a Secretaria Municipal de Educação; da professora Ana Maria Albuquerque; e da superintendente federal da Pesca, Keivia Dias.

Durante sua fala, a prefeita Dilmara Amaral destacou a importância do fórum como espaço de debate e construção de políticas públicas voltadas para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela também agradeceu a presença de Keivia Dias, ressaltando sua participação ativa como mãe de uma criança autista.
Keivia Dias expressou gratidão por vivenciar momentos de troca com outras mães atípicas, crianças e adolescentes autistas. Em sua fala, reafirmou o compromisso de seguir lutando por políticas públicas que ampliem o atendimento e a inclusão das pessoas com TEA, especialmente em Limoeiro do Norte.

Para a secretária de Saúde, Emanuelle Sarah, o fórum representa o fortalecimento das ações da gestão municipal em prol da comunidade autista, por meio de apoio, diálogo e compromisso com a qualidade do atendimento.

O ponto alto do evento foi a palestra do Dr. Orleâncio Gomes, que classificou o fórum como uma oportunidade valiosa para discutir a crescente prevalência do autismo e seus impactos na saúde pública. Ele defendeu a ampliação dos debates e das políticas intersetoriais para garantir inclusão e respeito às pessoas com TEA.
Fonte: redação